[Resenha] Extraordinário - R.J. Palacio

0
Título Extraordinário
ISBN 9788580573015
Páginas 320
Edição 1
Editora Intrinseca
Ano 2013


Sinopse - August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.



Eu confesso não compraria o livro pela capa, ela não me atraiu, o que me chamou a atenção foram os comentários positivos.

Comprei o livro já sabendo o que ia encontrar, porém o livro foi além e me trouxe sentimentos incríveis.

"'Como um Cordeiro que vai para o abate': o que se diz sobre alguém que vai tranquilamente a algum lugar, sem saber que algo desagradável está prestes a acontecer." pág 50

Ele conta a história de August Pulman um garoto que nasceu com deformidades no rosto e em seus poucos anos de vida sofreu mais cirurgias do que qualquer um de nós.

Ele nunca havia ido à escola, até que por sua idade estaria ingressando na quinta série e sua mãe decide que é hora de ele enfrentar o mundo e não mais se esconder por suas deformidades.
"Mesmo sem erguer os olhos, eu sabia que estava sendo observado. Sabia que as pessoas estavam cutucando umas às outras, espiando pelo canto do olho. Pensei que já estivesse acostumado com esse tipo de coisa, mas talvez não." Pág 56
Ele é um garoto muito inteligente e ao chegar na escola começa a perceber que a vida é mais complicada do que imagina.
Tem poucos amigos, outros se fazem de amigos por serem obrigados pelo diretor e em certos momentos August pensa em desistir e não voltar mais para a escola, mas ele repensa e acaba enfrentando tudo e todos e se forma.
O livro é contado em capítulos divididos muitas vezes por August, outras por sua irmã, seus amigos e até o namorado da irmã.
"Meu pior dia, o pior tombo, a pior dor de cabeça, o pior machucado, a pior câimbra, o pior xingamento não são nada comparados ao que August já passou." pág 90
Um livro que nos faz pensar o quão pequenos somos. Que não importa nossa aparência não somos melhores que ninguém.
Indico Extraordinário a todos que querem pensar um pouco na vida.
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, por que todos nós vencemos o mundo. - Auggie" pág 313

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

O blog está crescendo e sua opinião é muito importante. Ficaria muito feliz com seu comentário!