[Resenha] A Última Nota - Lu Piras e Felipe Colbert

8
Nome: A Última Nota
Autores: Lu Piras e Felipe Colbert
Editora: Novo Século
I.S.B.N.: 9788576798392
Ano: 2012
Número de Paginas : 264



Sinopse - Quando Alícia Mastropoulos se apresenta pela primeira vez como a principal violinista na Orquestra de sua Universidade, ela não tem ideia dos acontecimentos que este fato desencadeará. Decidida a tocar uma composição inédita deixada por seu falecido avô em vez da música programada, ela se emociona e erra a última nota, mas ninguém parece perceber. No dia seguinte, recebe a notícia que um jovem desconhecido é encontrado no coreto próximo ao local da apresentação e levado para um hospital. Quando acorda, ele não se lembra de nada, apenas chama pelo nome dela. Ele, o belo e misterioso rapaz de olhos azuis, é exatamente o que Alícia precisa evitar. Porém, a aproximação entre os dois se torna inevitável quando ela descobre que sua avó, Cecília, tomando conhecimento do caso, hospedou-o e ainda lhe deu o nome de Sebastian. Preocupada, Alícia pede que sua avó o afaste de casa, antes que a situação traga problemas para sua família e para o seu namoro com Theo. Percebendo a relutância da avó e incomodada com a proximidade cada vez maior de Sebastian, Alícia decide apressar o noivado com Theo, para a satisfação de seus pais, que veem com bons olhos um casamento entre duas famílias tradicionais gregas. Só que, aos poucos, ela começa a descobrir uma intensa atração pelo rapaz desconhecido, que a levará a entender, enfim, o mistério que o envolve, a resgatar histórias do passado e a tomar importantes decisões para o futuro.




Um livro encantador, assim posso descrever A Última Nota.
Desde que me deparei com a capa deste livro pelo facebook eu me encantei, posso dizer que é uma das capas mais lindas que já vi na vida e por falar de música eu me interessei de imediato.
Estava numa situação difícil e só pude comprar este livro este mês quando achei uma promoção pelo buscapé, na cara de pau pedi o cartão da minha mãe e comprei.
Chegou e no mesmo dia comecei a leitura.
A história é singela, encantadora, magica e contagiante, contada pela visão de Alícia.

Traz a história de Alícia Mastropoulos, nascida numa família de  origem Grega que vive no Rio de Janeiro, mas não abre mão de seus costumes. Porém, ela é uma garota sonhadora e herdou o dom da música de seu avô.
Ela está cursando música na faculdade, mesmo contra a vontade dos pais e acaba se tornando a Spalla a principal e mais importante violinista da orquestra.
Ela namora Théo, está com ele a três anos, mas não se sente mais tão bem, até porque o namoro foi meio que arranjado por sua família.
Na  apresentação da Orquestra da Universidade, ela muda o seu solo e vê sua vida mudar com a aparição de um rapaz misterioso de olhos azuis expressivos, que não lembra de seu passado, porém chama por Alícia no leito de um hospital.
Chega de spoiler, pois não quero atrapalhar a leitura de vocês, mas eu indico este livro mais do que tudo, por ter se tornado um dos meus favoritos.
Pude sentir os sentimentos de Alícia, sentindo-me atordoada em certos momentos e até frustrada por ter que parar a leitura para descer no meu ponto de ônibus indo para o trabalho.
Em certos momentos mergulhei na leitura a tal ponto de não ver o tempo passar, pareceu que eu era parte da história, pois nem o barulho externo ou a música em meus ouvidos me tiraram do transe ou me trouxeram para a realidade.
Alícia e Sebastian são fofos e me senti como confidente do sentimento dos dois.
Obrigada Lu Piras e Felipe Colbert por nos agraciar com esta obra de arte.

Hoje vou fazer diferente, colocarei 6 quotes do livro que me atraíram, espero que gostem.

"Eu ainda não tinha tocado as três últimas notas quando uma lágrima que teimava em cair finalmente deslizou pelo canto do meu olho. Ela rastejou lentamente pela minha face esquerda e caiu sobre o violino. Delicadamente, correu pelo cavalete e se instalou no tampo, ressoanda a amplitude da nota mais grave em vez da mais aguda." Pág 28

"Queria que soubesse que ponto nenhum valeria o momento em que descobri que o músico pode ser maior do que a música." Pág 29

"O Fato é que eu não me sentia apenas bem disposta; sentia-me livre. Livre para assumir minhas obrigações sem sacrificar meus desejos. Não era como se eu estivesse dando o meu grito de independência, mas eu não podia me calar e me submeter mais uma vez. Eu estava comprometida com muitas pessoas em minha vida e cada vez menos comigo mesma." Pág 106

"Ainda que em um volume muito baixinho, uma música primorosa tocava dentro de mim. Gradualmente, o volume aumentou. E aumentou até o ponto em que os sons exteriores já se confundiam com ela. Percebi que as notas já haviam sido escolhidas por alguém e que, embora a melodia não dependesse de mim para existir, eu precisava saber tocá-la. Mas como tocar uma música que nunca se ouviu antes? Como compor uma sonata quando eu havia estado surda a vida inteira?" Pág 149

"Quando você toca, você faz música. Quando você acredita, você faz mágica." Pág 150

"O destino é como uma pauta musical que se reescreve sozinha." Pág 213.

8 comentários:

Erika Rossas disse... [Responder Comentário]

Nossa, pela capa eu achava que era um dramalhão, mas tem um ar de mistério né? fiquei louca pra saber quem é esse cara e o que ele quer e o que vai acontecer e... mil coisas! hahaha
beijos

Vinícius Costa disse... [Responder Comentário]

Antes de ler este, quero ler Equinócio, o outro livro da Lu, mas quem disse que acho? rs
Beijos,
Vinícius - Livros & Rabiscos

Juliana Lira disse... [Responder Comentário]

Que lindo!!!!

Ah quero ler esse, e essa frase: "Quando você toca, você faz música. Quando você acredita, você faz mágica." Encantada!!!

www.reticenciando.com

Milhões de beijos

Bárbara Lorentz disse... [Responder Comentário]

Eu já li um livro da Lu Piras (Equinócio) e não gostei muito, por isso fiquei com um pé atrás com este livro, mesmo sabendo que ele foi escrito em parceria com outro autor. Mas você falou super bem do livro, o que me deixa um pouco interessada...
Beijos.

Wanessa Guimarães disse... [Responder Comentário]

Aparenta ser um ótimo livro!!!

Beijo,
www.estanteseletiva.com

Lu Piras disse... [Responder Comentário]

Olá, Vinícius!

Muito obrigada pelo comentário! *_______________* Viu só o tamanho do sorriso, rsrs?

Equinócio você encontra na Livraria da Travessa, na Saraiva, na Cia dos Livros. No meu site tem todos os links (http://www.lupiras.com/#!lojinha/c1q4i). E ele está chegando agora na segunda edição, uhuuuuuuuuul!
Polaris, o segundo volume da série, também vem aí em Maio! *-* Prepare-se para muita emoção.

beijocas!

Lu

DAYANA ARAÚJO disse... [Responder Comentário]

ooh não vejo a hora de ler *_*

http://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br/

livania santana disse... [Responder Comentário]

onde eu acho um spoiler do final?? não acho, e não quero comprar sem saber como acaba! assim não tem graça! :(

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

O blog está crescendo e sua opinião é muito importante. Ficaria muito feliz com seu comentário!